Digite sua busca
Generic filters
Exact matches only

Cota de Garagem

Categorias relacionadas:  

A cota de garagem determina a área de estacionamento máxima que uma vaga pode ocupar no seu empreendimento e é aplicável somente nas zonas de uso ZEU, ZEUa, ZEUP, ZEUPa, ZEM, ZEMP. Caso este seja seu caso, para descobrir qual a área máxima de estacionamento total que seu empreendimento pode ter, primeiro defina o tipo de uso pretendido e qual o número total de vagas permitido conforme a imagem à esquerda. Posteriormente multiplique este valor por 32 m² / vaga. Para conferir se seu projeto atende à cota de garagem máxima, aplique a seguinte fórmula:

Ao lado você pode ver uma planta ilustrativa de cada item citado na fórmula acima:

Lembrar que áreas descobertas não são consideradas áreas construídas e, portanto, não entram no cálculo da cota de garage, somente são consideradas as respectivas vagas para o cálculo do número máximo de vagas.


Para terrenos nas demais zonas de uso, será necessário determinar o número mínimo de vagas conferindo os valores na tabela abaixo, segundo o uso da edificação:

Este é o limite máximo que as áreas não computáveis podem representar na área construída total do empreendimento. Entram no cálculo da área construída não computável:

  • Áreas cobertas, em qualquer pavimento, ocupadas por circulação, manobra e estacionamento de veículos
  • áreas ocupadas por vagas especiais destinadas a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e idosos
  • vagas de motocicletas
  • vagas de bicicletas
  • vagas para carga e descarga